Francisco Cribari / Fotografia autoral e de rua

Francisco Cribari é fotógrafo freelancer e especializado em fotografia de rua e retratos. Seu assunto favorito na fotografia são pessoas, seja fotografia de moda em estúdio sejam registros cândidos de pessoas em locais públicos. A ênfase central de sua produção, contudo, é a fotografia de rua. Seu objetivo é a busca da expressão artística. Como nos lembra o escritor norte-americano Richard Powers, o propósito da arte é nos lembrar que existem infinitas opções e caminhos que jamais consideramos. São opções, escolhas, caminhos que sempre nos foram estrangeiros. O papel da fotografia como arte é nos colocar em contato com tal território estrangeiro, é transportar-nos para vidas e realidades alheias, é alargar nossa concepção do mundo.

Sua obra fotográfica buscar espelhar a diversidade humana e, em nível mais profundo, tocar naquilo que nos une em meio a tanta diversidade, naquilo que é elemento marcadamente comum, qual seja: nossa humanidade. Uma de suas fotos foi premiada em segundo lugar em 2013 no concurso de fotografia de natureza “Olhares sobre a Mata Atlântica”. O fotógrafo já participou de várias exposições coletivas (inclusive na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, Recife/PE e na Estação Cabo Branco, João Pessoa/PB) e fez uma exposição individual com 40 fotografia de rua na galeria Espaço Santa Rosa (Recife, PE). Sua exposição individual foi intitulada “Rua: realidade e poesia”. Foi premiado num concurso internacional de fotografia sobre esportes (“Objectif sport!”), tendo participado da exposição das fotos vencedoras em Paris entre 5 de julho e 9 de setembro de 2016.

Foi o palestrante do evento “Olhar sobre Brennand” realizado na Oficina Cerâmica Francisco Brennand (Recife) em maio de 2014, quando falou sobre “A fotografia como arte”. Em novembro de 2014, integrou o evento “I Diálogos Fotográficos” em João Pessoa, juntamente com Rizemberg Felipe (MG) e Nilmar Lage (MG). No evento, expôs alguns de suas fotos de rua e ministrou um workshop sobre fotografia de rua. Foi um dos palestrantes convidados do Congresso Nacional de Arte Fotográfica (CONAF), realizado em abril de 2015. Foi membro da comissão julgadora do concurso fotográfico “Climat, état d’urgence”, promovido pela Aliança Francesa, em junho de 2015. É membro da ARFOC-PE (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Pernambuco). A obra do fotógrafo encontra-se exposta em sua página: http://www.cribari.com.br , onde mantém ainda um blog sobre fotografia de rua.